Programa Gira Mundo na Paraíba prorroga inscrições para estudantes e tutores de espanhol

Programa Gira Mundo na Paraíba prorroga inscrições para estudantes e tutores de espanhol

Para participarem do intercâmbio, os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2017 e no máximo 17 anos e 6 meses até o dia primeiro de julho de 2017

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, prorrogou o prazo das inscrições do Programa Gira Mundo para estudantes e tutores de espanhol. Para os estudantes as inscrições irão até o dia 29 de março e para os tutores de espanhol até o dia 21. A grande procura foi o motivou a prorrogação das inscrições.

De acordo com o edital, serão selecionados 100 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, sendo as vagas destinadas a intercâmbios no Canadá, Espanha e Portugal. As inscrições para o novo processo seletivo serão realizadas até o dia 29 de março por meio do site www.paraiba.pb.gov.br/educacao, com preenchimento de formulário eletrônico e envio de documentos detalhados no edital (em anexo).

Os estudantes vão cursar, no país de destino, o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), em escolas de nível médio do Canadá, Espanha e Portugal, com data de embarque prevista para o período de agosto/setembro de 2017. Estão sendo oferecidas 50 vagas para o Canadá, 25 para a Espanha e 25 para Portugal.

Para participarem do intercâmbio, os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2017 e no máximo 17 anos e 6 meses até o dia primeiro de julho de 2017; estar regularmente matriculado no segundo ano do Ensino Médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino em 2017; ter obtido ao longo do primeiro ano do Ensino Médio a frequência mínima de 85% (oitenta e cinco) nas aulas regulares da escola de Ensino Médio em que esteja matriculado; além de outros requisitos específicos, a depender do país escolhido.

O candidato deverá escolher apenas um país para concorrer ao intercâmbio (Canadá, Espanha ou Portugal). A seleção será feita em três etapas de caráter classificatório e eliminatório, além de uma última etapa de caráter apenas eliminatório. A primeira etapa vai selecionar 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídos, nas turmas de cada Gerência Regional de Educação (GRE). As etapas seguintes, principalmente a última, vão definir os estudantes que irão viajar para os países do intercâmbio.

O estudante classificado e aprovado para o intercâmbio receberá uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Tutor de Espanhol – Os profissionais que desejam atuar como tutores no curso preparatório de línguas do Programa Gira Mundo Estudante, na modalidade Espanhol, poderão se inscrever até o dia 21 de março.

Serão selecionados 14 tutores, sendo um para cada Gerência Regional de Educação (GRE), além de ser criado um cadastro de reserva para as gerências de João Pessoa (1ª) e Campina Grande (3ª). Os interessados devem preencher um formulário de inscrição e enviar, via e-mail, para o endereço: giramundotutor@gmail.com, com o seguinte assunto: “INSCRIÇÃO TUTOR CURSO PREPARATÓRIO”, informando a Gerência Regional de Educação (GRE) à qual pertence. Deverão ser anexadas cópias digitalizadas dos documentos de identificação pessoal e CPF e cópias digitalizadas dos documentos comprobatórios de titulação acadêmica e de experiência profissional.

Os tutores vão trabalhar no curso preparatório de Espanhol, inicialmente, por três meses, podendo ter o contrato renovado. Eles vão prestar orientação presencial, aos sábados, nas turmas do curso; cumprir o conteúdo programático estabelecido pela Coordenação do Programa Gira Mundo; cumprir, em caráter irrevogável, a totalidade da carga horária de trabalho pedagógico coletivo e individual na turma onde está lotado; realizar as atividades de tutoria junto aos estudantes, por meio do Duolingo e outras ferramentas propostas; participar, obrigatoriamente, das orientações pedagógicas, relativas à sua atuação; entre outras atividades. 


Fonte: http://www.wscom.com.br/noticias/paraiba/programa+gira+mundo+prorroga+inscricoes+para+estudantes+e+tutores+de+espanhol-211277

CONFIRAM OUTRAS NOTÍCIAS

Bolsista publica artigo em revista internacional

Após realizar a pesquisa de pós-doutorado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Lusófona de...



> LEIA MAIS

XVII World Congress of Comparative Education Societies to be held in Cancun, Mexico in 2019

The Future of Education This century started with renewed goals for the millennium and statements about global citizenship and sustainability; but the...



> LEIA MAIS

2º CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO COMPARADA
7º ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO COMPARADA

ISBN: 978-85-7713-206-5 (EISBEC)
ISBN: 978-85-7713-207-2 (CIEC)



Todos os Direitos Reservados 2016
Desenvolvido por Visual Slim