O 2º CIEC & 7º EISBEC organiza e oferece três (03) minicursos que ocorrerão pré-congresso, no dia 24 de maio de 2017, no turno da manhã ou tarde.
Os minicursos têm o objetivo de oferecer aos/às participantes oportunidade para entrarem em contato com o conhecimento especializado de destacados/as professores/as e pesquisadores/as no campo da Educação Comparada, com uma abordagem didática e pedagógica, para que o/a participante possa ter uma aprendizagem significativa. Os temas dos minicursos abordam tópicos fundamentais para a compreensão, as habilidades e o conhecimento sobre Educação Comparada.
A metodologia dos minicursos é de aula expositiva, leituras indicadas e debate para aprofundamento. A duração é de 4 horas contínuas (excepcionalmente até 6 horas, com intervalo, a critério do/a ministrante). Os horários e locais serão divulgados no Programa Geral.
A capacidade da sala de aula de cada minicurso é limitada a 50 participantes. A disponibilidade de vagas é por ordem cronológica de inscrição.
O/A participante deve marcar o minicurso que deseja assistir no gerenciamento do sistema de Acesso Restrito Participante, usando o login e a senha de sua inscrição, e apenas uma opção é aceita.
Haverá certificados específicos para quem participar.
Se precisar cancelar a sua inscrição no minicurso, para disponibilizar a sua vaga novamente no sistema a outros/as interessados/as, entre em contato com a Comissão Organizadora do 2º CIEC & 7º EISBEC.
Veja abaixo os minicursos oferecidos. Para visualizar os/as ministrantes, clique para ver essa e outras informações relevantes.
Minicursos
- Avaliação e Desenvolvimento da Pós-Graduação: o ranqueamento comparativo como ponto de partida para rediscutir rumos e caminhadas
Ministrante(s)
Flávia Obino Corrêa Werle
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2003). É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientadora de doutorado e exercendo a coordenação do Mestrado Profissional em Gestão Educacional. É bolsista produtividade 1A do CNPq, CA ED - Educação. É, membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8006653453139072
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
flaviaW@unisinos.br
Luís Enrique Aguilar
Professor Livre Docente, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - e Máster em Tecnologia de la Educación pela Universidade de Salamanca e Organización de los Estados Ibero-americanos - OIE - Espanha. Pesquisador e Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional -LaPPlanE-, fundador do Observatório Ibero-americano de Estudos Comparativos em Educação - OIECE -, professor de Graduação e Pós-Graduação, MS5.2. É presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC. Atua no desenho e elaboração de planos de formação e qualificação docente estaduais e nacionais, na gestão de redes municipal, estadual e federal de educação e na gestão da cooperação científica interinstitucional nacional e internacional.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3254286158593353
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
luis.aguilar@merconet.com.br
Ementa
O minicurso favorece a análise retrospectiva da relação entre avaliação e desenvolvimento do sistema de pós-graduação e recoloca a discussão do ranqueamento comparativo como indutor de desenvolvimento discutindo como os rumos e caminhadas são impactados pela comparação entre instituições e programas no Brasil. A atividade está organizada em quatro etapas: (1) Visão geral do percurso dos Planos Nacionais de Pós-Graduação e o desenvolvimento institucional da pós-graduação; (2) Panorama geral e análise dos dados da evolução (quantitativa) dos programas de Pós-Graduação em Educação; (3) Análise de dados qualitativos da distribuição dos programas em relação a suas avaliações mostrando concentração, homogeneização e diferenciação; (4) Análise e discussão do impacto nos Programas e instituições que adotaram - comparativamente - elementos do Modelo CAPES de avaliação e modificaram seu rumo e suas caminhadas.
- Educação Comparada: antecedentes históricos e desafios do presente
Ministrante(s)
Daniel Schugurensky
El profesor Schugurensky hizo sus estudios de grado en la Universidad Nacional Autónoma de México y los estudios de maestría y doctorado en la Universidad de Alberta, Canadá. Actualmente es docente e investigador de la Arizona State University. Anteriormente fue profesor en la Universidad de Alberta, la Universidad de California, Los Angeles (UCLA) y la Universidad de Toronto. A lo largo de su trayectoria ha escrito una docena de libros y más de cien artículos académicos. Es miembro del comité editorial de varias revistas académicas y de varias asociaciones científicas. Ha sido profesor visitante en universidades de Europa, Asia y América Latina. Entre sus temas de interés se encuentran la educación de jóvenes y adultos, la educación superior, la educación ciudadana, y las reformas educativas.
Arizona State University, Estados Unidos
dschugur@asu.edu
Ementa
Neste minicurso, faremos uma breve retrospectiva da história da educação comparada desde suas origens até a atualidade e, em seguida, abordaremos alguns dos desafios que esta disciplina enfrenta no contexto atual de globalização e internacionalização. Na análise de tal contexto, daremos especial atenção à chamada "terceira mundialização" e à concomitante tensão entre os processos de globalização e as dinâmicas econômicas, sociais, políticas e culturais dos estados-nações, assim como das jurisdições supranacionais e infranacionais. Na abordagem dessas tensões, o curso também examinará a tensão entre cidadania nacional e cidadania global e as suas consequências nos programas de educação para a cidadania.
- Educação Comparada: nova disciplina, novos papéis
Ministrante(s)
Cristian Perez Centeno
Docente e investigador del Núcleo Interdisciplinario de Formación y Estudios para el Desarrollo de la Educación (NIFEDE) en la Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF, Argentina). Es profesor de las asignaturas “Planeamiento y Gestión de Políticas Educativas” y “Políticas y Sistemas Educativos. Perspectiva Histórica y Comparada”. Es socio fundador y Vicepresidente de la Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación y
miembro del Comité Ejecutivo del Consejo Mundial de Sociedades de Educación Comparada (WCCES). Se desempeñó como Coordinador General del XV Congreso Mundial de Educación Comparada realizado en Buenos Aires,en junio de 2013.
Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina
cpcenteno@untref.edu.ar
Ementa
O curso buscará apresentar a reconfiguração do campo acadêmico e institucional dos estudos educativos comparados na Região nas últimas décadas, a partir de sua inserção no sistema universitário, o desenvolvimento da investigação comparativa e das sociedades nacionais da especialidade; e, em especial, a partir de sua vinculação com o planejamento e a gestão da educação no marco das tendências político-educativas globais mais recentes. Assim, se buscará discutir o papel futuro dos acadêmicos e das sociedades de Ibero-América no novo contexto mundial. O curso pretende instalar uma reflexão sobre o campo disciplinar da Educação Comparada e o papel dos acadêmicos e instituições da Região em nível internacional.