A proposta para os Grupos de Trabalho (GT) se articula em três segmentos ou Eixos: cartografias, espaços e sujeitos da Educação Comparada.
A cartografia pretende orientar nos aprofundamentos de recortes temáticos destacados no debate sobre Educação Comparada e Internacional, desde aspectos teóricos e políticos até os metodológicos.
Os espaços são onde as práticas de Educação se desenvolvem; e os sujeitos são os que sobressaem no contexto da diversidade ibero-americana e das novas comparabilidades emergentes.
Os Grupos de Trabalho, por sua vez, se articularão com as Vertentes do congresso: disciplinar, interdisciplinar, campo e epistemologia. A cada dia do congresso será focalizada uma Vertente. Assim, ao combinar diversos percursos analíticos - entre Vertentes e Eixos - cada participante poderá fazer em sua própria travessia uma síntese do tema catalizador do congresso: Internacionalizações e Educação Comparada: Processos e Efeitos nas Políticas, Metodologias e Práticas da Educação.
Organização dos GTs:
Os GTs são espaços de reflexão sobre temas de interesse de pesquisadores/as com atuação na área, reunindo trabalhos que se articulam a uma mesma temática. As comunicações neles apresentadas têm o mesmo formato das comunicações orais livres, delas diferenciando-se por articularem-se a um campo de discussão estabelecido previamente na agenda do 2º CIEC & 7º EISBEC.
Os/As pesquisadores/as interessados nas temáticas propostas para GTs devem submeter suas comunicações no site do congresso para avaliação pelo Comitê Científico. As comunicações aceitas deverão integrar uma agenda comum de discussão vinculada a cada um dos GTs.
A sessão de apresentação de comunicações nos GTs se difere da sessão de apresentação de comunicações livres pela possibilidade de maior aprofundamento temático e definição de pautas comuns de investigação.
Sugere-se aos participantes inscritos em GTs que procurem acompanhar sua discussão durante todo o período de seu funcionamento.
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CARTOGRAFIAS
- Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida nas Realidades da Ibero-América
A América Latina e Ibero-América sempre se constituíram em campos ricos em diversos paradigmas alternativos de aprendizagem e educação ao longo da vida: educação popular, buen vivir, as universidades populares e as escuelitas zapatistas para lembrar alguns. Em 2009, a CONFINTEA foi realizada no hemisfério sul pela primeira vez ao ser hospedada pelo Brasil na cidade de Belém do Pará. Esse Grupo de Trabalho investiga as mudanças na aprendizagem e educação ao longo da vida nos últimos dez anos e a reflexão dessas mudanças na Agenda Educação 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Coordenação:
Prof. Dr. Timothy Ireland
Universidade Federal da Paraíba
ireland.timothy@gmail.com
- Avaliação da Educação no Contexto Ibero-americano
O Estado avaliador tem sido objeto de estudos e críticas desde sua implementação na América Latina com o neoliberalismo. Este GT discute a situação atual dos mecanismos de avaliação, as políticas de avaliação externa, de accountability, e seus impactos na educação.
Coordenação:
Profª Drª Luciana Leandro da Silva
Universidade Federal de Campina Grande
luleandro@gmail.com
- Políticas Globais e Agenda Mundial para a Educação
Nas últimas três décadas, desde distintas perspectivas sociológicas, se manifesta que existe uma clara convergência dos sistemas educativos do mundo baseada em uma cultura global favorecida pela crescente intervenção que desenvolvem os organismos internacionais no terreno educativo. Este GT estuda as convergências e divergências dos sistemas educativos, de maneira especial na Ibero-América.
Coordenação:
Prof. Dr. Luis Miguel Lázaro
Universidade de Valência
luis.lazaro@uv.es
Profª Drª Emília Maria da Trindade Prestes
Universidade Federal da Paraíba
prestesemilia@yahoo.com
- Tecnologias Digitais, Mídias, Cultura e Educação nas Realidades de Ibero-América
Este GT reúne estudos comparativos sobre práticas culturais e educativas de uso das tecnologias digitais e mídias em países da Ibero-América, buscando promover uma discussão que favoreça a recontextualização dos conhecimentos científicos intercambiados sob uma perspectiva compreensiva e propositiva entre o local e o global, em detrimento da ideia reducionista de transferência de conhecimento.
Coordenação:
Profa. Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva
Universidade Federal da Paraíba
lebiam@gmail.com
- Gestão de Sistemas e Inovações Educacionais nas Realidades de Ibero-América
O tema da inovação constitui uma das preocupações centrais na gestão dos sistemas educativos e é o foco de atenção deste GT. Este GT reflete sobre os movimentos de inovação produzidos nos sistemas educativos nacionais e internacionais e suas formas de manifestação nas práticas de poder, como reprodução e/ou como prática de emancipação e autonomia. Problematiza também gestão, políticas educacionais e a perspectiva comparada em gestão da educação.
Coordenação:
Profª Drª Maria da Salete Barboza de Farias
Universidade Federal da Paraíba
runasluz@gmail.com
- Imperialismos, Colonialismos e Pós-colonialismos na Educação
As relações assimétricas entre Norte e Sul têm marcado o desenvolvimento dos sistemas educativos. Este grupo de trabalho estuda as implicações do colonialismo, imperialismo, neocolonialismo e pós-colonialismo no contexto da globalização.
Coordenação:
Prof Dr Adolfo Ramos Lamar
Fundação Universidade Regional de Blumenau
- Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
O professor é elemento central para o desempenho educativo. Este GT estuda comparativamente a formação de professores no espaço ibero-americano.
Coordenação:
Profª Drª Débora C. Jeffrey
Universidade Estadual de Campinas
debora.jeffrey@gmail.com
- Práticas Educativas Escolares e Não Escolares em Perspectiva Ibero-americana
Classicamente se tem definido a educação em três âmbitos: a escolaridade e a educação formal, os modelos não formais de educação e as práticas informais de aprendizagem. Este grupo de trabalho analisa, comparativamente, os distintos impactos desses modelos educativos na Ibero-América.
- Redes Internacionais de Conhecimento
Vinculado ao conceito de sociedade do conhecimento, as universidades e as agências de financiamento sob a égide da internacionalização da educação superior têm exigido aos académicos que se integrem e se constituam em redes internacionais de pesquisa. Este GT pretende debater e refletir sobre essa temática relacionando-a com a importância da educação comparada no seio dessas redes.
Coordenação:
Profª Drª Carla Galego
Centro de Estudos Interdisciplinares e Educação e Desenvolvimento
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
cmgalego@gmail.com
Profª Drª Jaana Flávia Fernandes Nogueira
Ministério da Educação do Brasil
Secretaria de Educação do Estado do Ceará
jaanafernandes@gmail.com
- Práticas Educativas e Leituras Comparadas do Legado de Paulo Freire na Ibero-América
O legado freireano na ibero-américa e a pedagogia latino-americana e ibero-americana que embasam a educação popular contemporânea. O contexto sócio-histórico da América Latina e o pensamento político-pedagógico de Paulo Freire nos anos 1960: da educação para a liberdade à pedagogia do oprimido. O amálgama prático-teórico construído no entrelaçamento do marxismo com a teologia da libertação. Os referenciais latino-americanos, e africanos na progressão das ideias de Paulo Freire.
Coordenação:
Prof. Dr. Afonso Celso Scocuglia
Universidade Federal da Paraíba
acscocuglia@gmail.com
Prof. Dr. Daniel Schugurensky
Arizona State University
dschugur@asu.edu
ESPAÇOS
- Educação Infantil: Realidades de Ibero-América
A infância, vista em sua pluralidade, tem sido alvo de estudos e reflexões na contemporaneidade. Nesse sentido, esse GT apresenta as concepções e práticas pedagógicas, bem como as políticas públicas para Educação Infantil desenvolvidas na região ibero-americana. A temática das culturas infantis e a infância no contexto dos estudos ligados aos direitos humanos também constituem temas de interesse desse GT.
Coordenação:
Profª Drª Nádia Jane de Sousa
Universidade Federal da Paraíba
janenadia@gmail.com
- Educação Básica em Ibero-América
A educação básica tem sido cenário de intensas reformas educativas promulgadas nos últimos anos nos diferentes países, especialmente a partir das políticas de universalização das matrículas e democratização do acesso. O objetivo deste GT é refletir sobre os desafios da educação básica relacionadas às políticas curriculares, metodologias de ensino, avaliação e condições de trabalho dos docentes.
Coordenação:
Prof. Dr. Enrique Martínez Larrechea
Sociedade Uruguaia de Educação Comparada e Internacional
martinez.larrechea@gmail.com
Profa. Dra. Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti
Universidade Federal da Paraíba
marineumaoliveira@gmail.com
- Educação Superior em Ibero-América
Estudos comparados da educação superior no conjunto dos processos de globalização e internacionalização no âmbito da governança e seus modus operandi das políticas públicas governamentais, e da accountability nas esferas pública e privada, buscando compreender as diferentes dinâmicas dos países da Ibero-América.
Coordenação:
Profª Drª Uyguaciara Veloso Castelo Branco
Universidade Federal da Paraíba
uyguaciara@gmail.com
Prof. Dr. Paulo Nakamura
Universidade Federal da Paraíba
nkm.paulo@gmail.com
- Educação Profissional, Ensino Médio e Educação Integral em Ibero-América
Educação, trabalho e juventude são eixos articuladores desse GT, que propõe o aprofundamento do debate acerca das políticas de educação profissional em todos os níveis, bem como a sua articulação com a Educação Básica e a perspectiva de educação integral. A proposta é problematizar a educação para o trabalho voltada para os jovens como sujeitos de direito, face às demandas do mundo do trabalho no cenário ibero-americano com olhar sobre as políticas educacionais, considerando dimensões como a gestão, a prática pedagógica e a formação de professores.
Coordenação:
Profª Dr. Ana Paula Furtado Soares Pontes
Universidade Federal da Paraíba
anaufpb@gmail.com
- Especial Programa Gira Mundo
Esse grupo de trabalho especial tem como objetivo apresentar, exclusivamente em Sessão de Pôsteres, os relatos de experiência de docentes da Educação Básica que participaram do Programa Gira Mundo, da Secretaria de Estado da Educação, Governo da Paraíba.
Coordenação:
Profª Dr. Ana Paula Furtado Soares Pontes
Universidade Federal da Paraíba
anaufpb@gmail.com
SUJEITOS
- Pessoas com Deficiência e Educação Especial
Estudos comparados da garantia do direito da pessoa com deficiência no conjunto das diversidades sociais e culturais, considerando o princípio da educação para todos no cenário mundial e da Ibero-América, problematizando a categoria da inclusão social em seus aspectos teóricos e práticos do pensar e fazer, em uma perspectiva proativa.
Coordenação:
Profª Drª Edineide Jezine
Universidade Federal da Paraíba
edjezine@gmail.com
Ms. Sandra Maria Cordeiro Rocha de Carvalho, Doutoranda
Universidade Federal da Paraíba
sandracordeiror@yahoo.com.br
- Igualdade de Gênero, Educação e Diversidade
Classe, “raça”, etnia, são dimensões da identidade que se reúnem às outras dimensões como sexualidade, e que também se interseccionam com gênero. As abordagens intersecionais tratam dessas categorias como entrelaçadas e mutuamente associadas para justificar desigualdades e perpetuá-las. Esse GT examina essas dimensões, comparativamente, no contexto ibero-americano.
Coordenação:
Profa. Dra. Ana Elvira Steinbach Torres
Universidade Federal da Paraíba
anaelvirasteinbach@gmail.com
Profa. Ms. Arilu da Silva Cavalcante
Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa
arilucavalcante@gmail.com
- Povos Originários em América Latina e a Educação
Há um renascimento na América Latina do interesse sobre os direitos dos povos originários, o qual convida a discussões sobre equidade, igualdade, assim como cultura e linguagem. Esse são focos de interesse desse grupo de trabalho.
- Imigrantes em Ibero-América e a Educação
A crise de imigração é uma das expressões internacionais mais claras da globalização no estágio atual. Essa crise confronta valores nacionais e globais em face dos direitos humanos e da cidadania global. A educação para imigrantes e refugiados apresenta novos desafios para a educação comparada no contexto internacional. Os sujeitos da imigração transitam pela educação em diferentes modelos e sistemas, até a educação em emergência, realizada em acampamentos, por exemplo. O foco desse grupo de trabalho são as problemáticas educacionais que afetam os imigrantes na realidade da Ibero-América.